investir em uma identidade visual

Todos nós, designers, já passamos pela seguinte situação: recebemos a ligação de um cliente em potencial que precisa de uma identidade visual e deseja um orçamento. Mas, quando o recebe, agradece pelo seu tempo e desiste completamente do projeto. Parte dos motivos de desistência podem ser financeiros, porém outra grande parcela deles advém do fato de que clientes têm dǘividas sobre qual é o momento certo para se investir em uma identidade visual.

No artigo de hoje responderemos essa pergunta de uma vez por todas e mostraremos porque investir em uma identidade visual cedo é a melhor opção.

Seja um early-adopter

Nós sabemos que projetos bem pensados fazem toda a diferença, em grandes e pequenas empresas. Mas quando organizações precisam desenvolver uma logo esse processo acaba parecendo muito mais complexo do que realmente é. Afinal, é preciso considerar as necessidades do cliente e entender que, muitas vezes, em um primeiro momento ele simplesmente não tem dinheiro para investir nisso.

Entretanto, quanto mais cedo, melhor. Primeiras impressões fazem muita diferença e o seu negócio tem apenas uma chance de provocá-las.

Um design de alta qualidade demonstra profissionalismo e seriedade, valores intangíveis. No fim das contas, a sua empresa pode vender os melhores produtos do mundo ou oferecer os serviços mais incríveis do planeta, mas com um design pobre é improvável que ela consiga reter clientes.

Ser um early-adopter aqui é uma ótima ideia. Mas o que fazer se o orçamento está curto? Desenvolver sua própria logomarca? Chamar um amigo para ajudá-lo? Lançar seus produtos sem nenhuma identidade visual?

Analise suas prioridades

O que você vai descobrir é que design não é tão caro quanto parece. E, embora um projeto completo de identidade visual, embalagem, comunicação e divulgação possa ser oneroso, uma marca não é. Solicite alguns orçamentos e explique a sua situação para os profissionais com que conversar. Eles saberão levar isso em consideração na hora de passar uma estimativa para o seu projeto.

Em seguida, analise as suas prioridades. É claro que obter lucros e se posicionar bem no mercado são aspectos muito importantes, mas fazer isso sem uma identidade visual para dar suporte às suas atividades profissionais vale a pena? Introduzi-la depois não pode acabar saindo mais caro do que o normal?

Procure se informar antes de investir em uma identidade visual

Como dissemos no tópico anterior, uma identidade visual é mais barata do que você imagina. Principalmente porque não investir nela pode sair caro. Imagine o seguinte cenário: você lança a sua empresa, sem marca alguma para diferenciá-la, começa a fazer algum sucesso e, em seguida, decide investir em uma identidade visual. Quanto tempo levará até que seus consumidores se acostumem com ela?

E se eles não se acostumarem? Pode acontecer de, para sempre, parecer que aquela identidade visual não pertence ao seu negócio, porque ela não foi introduzida junto com ele. Os reflexos disso não são nada positivos.

Portanto, procure se informar antes de investir em uma identidade visual. Faça tantos orçamentos quanto achar necessário, afinal, designers e publicitários estão aí para atendê-lo nessas questões. E, de preferência, informe por alto quanto você pode gastar com um projeto. Assim, todos saem ganhando.

Pense na sua marca antes mesmo de lançar seus produtos

Por último, lembre-se que a sua marca é provavelmente o aspecto mais importante do seu negócio. Portanto, pensar nela desde o começo é o que fará toda a diferença. Então, antes mesmo de conceituar seus produtos, decidir seus nomes, embalagens, escolher uma praça ou um modelo de negócios, considere a sua importância de se investir em uma identidade visual e separe parte do seu dinheiro para fazer isso. O seu negócio agradecerá no futuro.

Quer outras dicas como essas para facilitar a sua rotina de empreendedor? Assine a newsletter do blog e receba-as direto em seu e-mail! Basta preencher o formulário abaixo.

Gostou desse post? Então você vai adorar nossa newsletter. É por lá que a Sam compartilha as melhores dicas de design que vão ajudá-lo a alavancar o seu potencial. Assine-a agora mesmo!