Grandes designers precisam de fontes incríveis para que seu trabalho possa ser realmente bem feito. Mas onde encontrar fontes grátis? E como garantir que elas podem ser utilizadas em projetos comerciais?

Hoje, vamos falar de quatro websites incríveis para encontrar fontes grátis na internet. Essas são as páginas que você deve conferir quando estiver se perguntando onde encontrar bonitas fontes gratuitas.

FontSquirrel

Endereço: fontsquirrel.com

Seja num logotipo, site ou infográfico, a tipografia é uma ferramenta maravilhosa para mudar o que as pessoas sentem ao ler seu conteúdo. Não é de se admirar que existam por aí inúmeras fontes. Algumas são muito caras e outras free, ideais para quem está começando a fazer design agora.

O FontSquirrel lista milhares de tipografias completamente gratuitas que você pode utilizar em seus projetos de design. Com compatibilidade para Windows e Mac essas fontes vão dar um up no seu trabalho. Fazer download é questão de clicar em dois botões, o que torna a usabilidade do site um de seus pontos altos.

GoogleFonts

Endereço: fonts.google.com

Todas as fontes no site do Google são de código aberto, o que faz desse website o lugar ideal onde encontrar fontes grátis. Você pode modificá-las ou usá-las em projetos comerciais e todos os downloads são gratuitos. O único problema desse site é que suas categorias não são muito específicas, o que torna difícil encontrar algo único. A categoria de fontes de exibição, por exemplo, contém tudo que não é serif, manuscrito ou monospace.

Se você busca algo decorativo, como uma fonte fantasmagórica para o Dia das Bruas pode acabar percorrendo páginas e páginas da categoria até ver algo que funcione. Muitos dos nomes das fontes do Google também tem pouco a ver com o que elas representam e o processo de download tem etapas demais, quando comparado com outros sites de fonte nessa lista.

A vantagem está em poder baixar uma coleção de fontes que você gosta como um grupo. Como bônus: todas as fontes podem ser utilizadas diretamente em seu website, com auxílio do Google Fonts.

FontSpace

Endereço: fontspace.com

O Fontspace é parecido com o DaFont, no que tem uma grande seleção com toneladas de categorias para escrever e aceita contribuições dos usuários. Entretanto, o site tem uma interface muito mais amigável e, embora seja carregado de anúncios é um bom lugar para encontrar fontes gratuitas.

Para garantir que você está procurando apenas as fontes gratuitas de uso comercial livre, ou seja, aquelas que pode utilizar em um projeto de design, escolha uma categoria, marque “only show commercial use fonts” e clique em aplicar. A partir daí basta escolher a fonte que deseja usar e clicar em download.

1001 Fonts

Endereço: 1001fonts.com

O 1001 fontes tem uma coleção enorme de fontes e uma sessão específica para aquelas que são livres para uso comercial. Você pode acessá-las diretamente clicando nesse link. Não se deixe enganar pelo nome ou aparência do site, que definitivamente não é tão bonito quanto o FontSquirrel ou o Google Fonts mas a qualidade ainda está lá.

Eles tem uma coleção muito impressionantes de fontes comerciais livres de alto impacto e, graças a popularidade da plataforma, há comentários sobre a maioria das fontes disponíveis.

E aí, gostou dessas dicas de onde encontrar fontes grátis? Comente.