fontes monospace

Desde que lancei o Manual completo para escolher fontes incríveis, muita gente chega até o blog tentando entender melhor o que são fontes monospace e onde encontrá-las. Por isso, resolvi escrever este post.

Hoje você vai compreender o conceito do que são fontes monospace, conhecerá algumas das melhores tipografias desta categoria e descobrirá em que lugares da internet pode baixá-las com segurança. Continue a leitura para sanar todas as suas dúvidas.

O que são fontes monospace?

Uma fonte monospace, monospaced ou de largura fixa é uma fonte cujasletras e caracteres ocupam sempre a mesma quantidade de espaço horizontal. Ela contrasta diretamente com fontes de largura variável, caso em que letras e espaçamentos tem diferentes comprimentos.

Fontes monospace são padrão em máquinas de escrever, por exemplo, e em programas em que se escreve código para computadores, bem como nos terminais do Windows, Linux e Mac.

Quais as melhores fontes monospace?

Algumas das melhores fontes monospace são as mais clássicas, como a Courier, a Lucida Console e a Monaco. Falaremos um pouco mais de cada uma dessas tipografias a seguir. Mas há novidades entre as fontes monospace, como a Apercu Mono e a Nitti, lançamentos recentes e muito elegantes que integram essa categoria de fontes.

Courier

Courier é uma tipografia desenvolvida por Howard Kettler e redesenhada por Frutiger, especialmente para a IBM Selectric. Porque a IBM não buscou reservar os direitos da tipografia ela logo se tornou padrão entre as máquinas de escrever de sua época e hoje é completamente royalty free. Isso significa que você pode usá-la em todos os seus projetos, sem pagar um centavo por isso.

Courier é muito usada para escrever os códigos fontes de programas de computador e você provavelmente já a viu por aí. Ela tem essa aparência:

fontes monospace

Lucida Console

Lucida Console é uma variação de Lucida Sans Typewriter com um espaçamento menor entre os seus caracteres, desenvolvida por Bigelow & Holmes. Você provavelmente a conhece porque ela é a tipografia padrão do Bloco de Notas.

fontes monospace

Monaco

Monaco é uma fonte monospace padrão do OSX e sua principal característica é ter distintivos caracteres para os números 0 (zero), a letra O (o), a letra I (i) e a letra l (l).

fontes monospace

Apercu Mono

Apercu tem como principal diferencial suas curvas sinuosas, que tornam a tipografia muito distintiva. Apesar de ser uma clássica fonte monospace, em todos os seus aspectos formais, ela tem personalidade o suficiente para suportar um projeto de design com elegância.

fontes monospace

Nitti

Nitti lembra as fontes monospace mais clássicas de que temos memória e ao bater o olho nela qualquer um se lembra da BIOS do Windows 95. Entretanto, ela é elegante e moderna ao mesmo tempo, oferecendo excelente leiturabilidade.

fontes monospace

Onde baixar fontes monospace?

Há três lugares na internet perfeitos para você baixar, gratuitamente para uso comercial, fontes monospace para os seus projetos. O Google Fonts, o Urban Fonts e o FontSquirrel. Experimente clicar diretamente nos links referenciados neste post. Você será levado à categoria de fontes monospace e poderá escolher entre uma ampla seleção delas.

Gostou de entender o que são fontes monospace e onde encontrá-las? Espero que sim. E se você ainda não fez isso, baixe agora mesmo o Manual completo para escolher fontes incríveis. Lá há mais recursos para ajudá-lo a encontrar a tipografia ideal para os seus projetos.