o que é website responsivo

Depois do passo a passo de como fazer um website responsivo, algumas pessoas vieram parar aqui no blog querendo saber o que é website responsivo em si. Não tem problema. A Sam responde.

O que é website responsivo?

Na indústria do webdesign dizemos que um website é responsivo quando um único site é capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela, sendo tão fácil de usar no celular quanto num tablet ou na sua área de trabalho e não demandando nenhuma compressão. Esses tipos de layout adaptam-se instintivamente ao dispositivo em que estão sendo visualizados por isso parecem otimizados em qualquer um deles.

Web design responsivo é uma abordagem de design que tem como principal objetivo fornecer essa experiência de visualização ótima em uma ampla gama de gadgets. Ou, em outras palavras, uma disciplina cuja meta é criar páginas que respondem automaticamente a seus contextos.

Quando fazer um website responsivo?

Até alguns anos atrás, websites responsivos eram um luxo. As únicas coisas flexíveis num layout eram as colunas e o texto. Imagens os quebravam com facilidade e, mesmo elementos flexíveis de sua estrutura podiam fazer o mesmo, como botões.

Mesmo os projetos flexíveis não eram tão flexíveis assim. Eles adicionavam ou tiravam um monte de pixels de cada layout criado para criar esse efeito de flexibilidade e muitas vezes não conseguiam se adaptar a telas realmente grandes ou pequenas.

Hoje a tecnologia evoluiu e o código também. Imagens podem ser adaptadas automaticamente e temos soluções alternativas para que layouts nunca quebrem. Não há realmente um cenário em que fazer um layout responsivo seja prejudicial.

Excetuando-se casos em que, durante o processo de adaptação, alguma imagem perderia a legibilidade, por exemplo, não há porque não investir num site responsivo. Afinal, cada vez mais consumidores utilizam dispositivos móveis para acessar os conteúdos de que gostam na web.

Ainda nesses casos há a opção de esconder parte do conteúdo no layout mobile, desde que isso não seja prejudicial para o entendimento do todo. Assim, você pode criar versões responsivas de um website sem prejuízo de suas funções.

Navegação touch

Com a popularização dos layouts responsivos veio também a explosão do touchscreen, que está em todos os dispositivos móveis que utilizamos diariamente. Telas sensíveis ao toque representam outro desafio de usabilidade, porque seguem parâmetros diferentes dos que aplicamos a cursores. Não dá para confiar no CSS para definição de link, por exemplo, pois toda vez que alguém toca na tela um clique é feito.

Pensar em touchscreens é pensar em usabilidade. E isso é tão importante na hora de construir web designs responsivos quanto todo o resto.

Espero que esse artigo tenha ajudado a clarificar o que é website responsivo para você. Ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!