o que é paleta de cores

O que é paleta de cores? Uma paleta de cores é uma combinação de tons que pode ser utilizada em conjunto durante a criação de peças gráficas, on ou offline. Paletas podem ser monocromáticas, análogas, complementares ou customizadas e são elas que dão vida a um layout.

Cores são uma das formas mais incríveis de comunicar seus produtos e serviços e expressar a personalidade da sua marca, por isso são tão importantes dentro do design. Mas escolher uma paleta de cores não é a tarefa mais simples do mundo. Por isso, vou lhe ajudar.

Hoje você vai entender o que é paleta de cores, como criá-la, o que deve-se considerar ao fazê-lo e conhecerá algumas ferramentas que podem ajudá-lo. Pronto para isso? Então vamos lá!

O que é paleta de cores?

Paletas de cores são conjuntos de tons pré-selecionados que podem ser utilizados em harmonia para convergir uma ideia específica, determinados sentimentos ou remeter a uma identidade visual. Quando utilizadas da forma certa, paletas de cores agregam valor aos produtos e serviços que divulgam porque são elas que acentuam suas características fundamentais.

Toda paleta de cores é uma combinação intencional delas com o objetivo de atingir resultados específicos, criando uma atmosfera única. Pense, por exemplo, no McDonald’s e em seus tons de vermelho e amarelo. Sem aquela combinação exclusiva de cores, a marca não seria a mesma e nem os seus sentimentos a respeito dela.

Uma paleta de cores decide o clima que você quer que uma identidade visual, embalagem, cartaz, site ou peça gráfica transmita e deve ser obedecida ao longo de um projeto, para manutenção do seu caráter identitário. Elas estão descritas em manuais de marca e são algumas das primeiras coisas com que um designer aprende a lidar na faculdade, para executar bem o seu trabalho.

Quer saber o quanto uma cor influencia o seu consumidor? Segundo o estudo Impact of Colors in Marketing, 90% dos julgamentos feitos sobre produtos pode ser baseado apenas nelas.

Como criar paletas de cores?

Escolher a paleta de cores certa é um conhecimento que vai muito além de saber o que é uma paleta de cores. Porque elas são partes tão fundamentais de um design (e tão complexas), as paletas de cores podem fazer ou destruir um layout em poucos segundos.

Entretanto, iniciantes podem aprender como combinar cores com mais harmonia conhecendo alguns conceitos por trás do que chamamos de Teoria das Cores. A Teoria das Cores é algo que não é completamente desconhecido para ninguém, afinal, lá na pré-escola todos aprendemos que existem três cores primárias: o azul, o amarelo e o vermelho. Elas podem ser facilmente identificadas por não serem criadas pela combinação de nenhum outro tom. Em contrapartida, você pode criar quase qualquer outra cor do arco-íris usando apenas essas três tonalidades + preto e branco.

Cores secundárias, por sua vez, são aquelas que são formadas da combinação das três cores primárias. O laranja, por exemplo, é uma delas e o roxo também. Há ainda as cores terciárias, que são obtidas da combinação de cores secundárias, mas elas não são exatamente relevantes para quem está começando na Teoria das Cores.

Hoje, cores primárias, secundárias e terciárias são muito pouco usadas em layouts para web e impressão porque designers têm acesso a milhares delas, que estão entre uma coisa e outra. Essas cores são criadas com nuances, tons, matizes e sombras. Ou a mistura de cores primárias com branco, cinza e preto.

Para criar uma paleta de cores harmônica tudo que você precisa é de um bom olho para o detalhe e um pouco de sensibilidade. Ao criar qualquer peça gráfica você quer passar uma mensagem, por isso, a primeira cor escolhida para compô-la deve ter a ver com isso.

Digamos que você esteja fazendo um infográfico sobre água. O azul é, portanto, a escolha óbvia. Mas o que combinar com esse azul e que tom de azul escolher?

Cores são como tipografias e algumas delas funcionam bem juntas enquanto outras nem tanto. Parece que designers sabem intuitivamente quais delas combinam, mas não é verdade. Há ciência por trás disso. O primeiro passo é visualizar a roda das cores ou círculo cromático, um gráfico que mostra como diferentes nuances, tons, matizes e sombras se relacionam uns com os outros.

o que é paleta de cores

O que considerar ao fazer uma paleta de cores?

Ao fazer uma paleta de cores baseado na roda das cores você tem alguns caminhos a seguir. Pode optar por torná-la monocromática, ou seja, trabalhar com apenas uma nuance e suas variações.

Em outros casos, uma paleta complementar pode funcionar muito bem. Cores que são opostas na roda das cores são consideradas complementares e a combinação de ambas ajudará a criar um contraste bacana. Esse é um truque que pode funcionar quando você quer destacar informação ou deixar um layout chamativo.

Ainda segundo a roda das cores, é possível criar paletas de cores análogas. Cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras e cujos tons combinam confortavelmente, sem muita perturbação. O ideal aqui é escolher uma cor dominante e uma segunda como suporte, optando por uma terceira para acentuar partes importantes do seu layout como calls to action.

Raras são as vezes em que você precisará de cinco ou seis cores para um layout. Escolha dois ou três tons e atenha-se a eles para criar paletas de cores bem resolvidas.

Melhores ferramentas para criar paletas de cores

Para quem é ou não é designer, existe uma série de ferramentas online que ajudam a criar paletas de cores harmônicas, divertidas e inovadoras. Listo aqui algumas delas para você experimentar.

Adobe Color CC

A ferramenta da Adobe, anteriormente conhecida como Adobe Kuler, é excelente para criar paletas de cores complementares, análogas e monocromáticas a partir de imagens ou tons. E você pode salvar as suas paletas de cores instantaneamente para usar no Photoshop, Illustrator e InDesign.

The Color App

O Color App é uma ferramenta para iOS que tem como objetivo fazer encontrar cores ser uma tarefa mais simples. Com um grande grid de cores, você pode buscar e combinar as que mais lhe agradam e encontrar seus valores RGB, HEX e HSLA com facilidade.

Color

Color é um web app incrível para perfeccionistas, que querem encontrar as cores ideais. Você pode passar o seu mouse em qualquer lugar da tela para encontrar uma cor, dar scroll para mudar a sua saturação e o site lhe dará o HEX code para usar em seus projetos. É uma das ferramentas de cor mais simples e intuitivas que existem e pode ajudá-lo bastante a conhecer novas nuances.

Conseguiu entender o que é paleta de cores? Espero que sim. E, com essas ferramentas indicadas aqui, você conseguirá criar as suas com muito mais facilidade. Sabe o que combina muito bem com cores e constitui um dos pilares do design gráfico? Tipografias. Aprenda um pouco mais sobre elas em nosso post.