identidade visual

A identidade visual é uma representação de como uma empresa se vê (e quer ser vista) pelo público. Este público inclui clientes, funcionários, investidores e colaboradores. Uma identidade é, geralmente, composta de atividades de branding e esquemas de cores, palavras, desenhos e marcas que são usadas para definir exclusivamente um empreendimento. Hoje, você vai entender melhor o que isso significa e como funcionam os componentes de uma identidade visual.

O que é identidade visual?

A identidade visual ou corporativa é, muita vezes, vista como uma coleção de itens usados em várias aplicações para promover a imagem de uma organização. Originalmente, “identidade visual” foi sinônimo de nomenclatura organizacional, logos, estilo e gráficos, mas com o tempo identidade e estratégia corporativa se tornaram intrincadamente ligadas.

Por isso hoje alguns especialistas de marketing consideram a identidade visual como sendo o núcleo de existência de uma corporação, composta por sua história, crenças, filosofia, tecnologia, valores e estratégias. É ela que ajuda a determinar o posicionamento de uma organização em termos de mercado e concorrentes e que dá sentido a tudo que uma empresa faz quando o assunto é comunicação.

Se definir identidade visual é difícil, podemos ficar com a explicação mais direta possível. Toda organização tem uma cara única, que articula os objetivos e valores corporativos e apresenta sua individualidade. A essa cara chamamos de identidade visual e, essa identidade, é expressa com cores, tipografias e outros elementos gráficos de suporte.

Por que identidades visuais são importantes?

No contexto de alta competitividade em que as empresas devem operar, fatores como a necessidade de visibilidade e comunicação consistentes estão se tornando cada vez mais importantes. Uma identidade visual claramente definida e positiva é de vital importância para o sucesso — e crescimento — de uma empresa. Essa identidade, ao fazer seu negócio se destacar na multidão, leva a uma atitude positiva com relação à instituição. Isso ajuda-a a atrair novos negócios e parcerias.

O perigo está no pressuposto de que nos comunicamos apenas quando nos propomos a fazer isso. Identidades visuais são, portanto, mais que logos. São uma imagem nos olhos dos interessados, desde elementos visuais até a percepções de cultura empresarial, questões de linguagem e experiência de prestação de serviços.

O objetivo de uma forte identidade visual é estabelecer guidelines que possam ser aplicadas para garantir a reputação e solidez de um negócio.

Quais elementos compõe uma identidade visual?

Agora que você já sabe o que é uma identidade visual e porquê ela é tão importante, vamos te mostrar alguns dos elementos-chave que a constituem.

Logo

Tipicamente, toda identidade visual precisa de uma logo. Uma logo é um desenho feito buscando reconhecimento imediato. Mas, embora muito importante, uma logo é só um aspecto de uma estratégia de branding bem-sucedida.

Ela ajuda a diferenciar sua empresa da competição, mas não significa nada até que você faça algo de muito importante com ela. É a promoção, ou o marketing, que tornam uma logo realmente importantes para a história de uma empresa.

Tipografia

Tipografias são outro elemento que constitui uma identidade visual. Quando bem escolhidas, elas auxiliam no entendimento da sua marca e criam autoridade junto ao cliente, passando uma imagem profissional e polida. Sua abordagem na escolha delas deve priorizar leiturabilidade, a principal característica de uma boa fonte.

Cores

As cores de uma identidade visual são o que identificam-na para o mundo exterior. Mesmo quando uma logo está ausente, determinado esquema de cores pode nos remeter a uma marca (como o preto e verde do Spotify, por exemplo). Cores são algumas das ferramentas de comunicação mais poderosas que existem e carregam significados subliminares capazes de influenciar-os psicologicamente.

Por isso, a escolha que um designer faz para as suas cores corporativas é uma declaração sobre a sua companhia e deve enfatizar como ela faz negócios.

Identidades visuais são muito mais complexas que isso e este guia, obviamente, só pode abordar um número limitado de tópicos relacionado ao assunto. Entretanto, com o conhecimento contido aqui você já sabe o suficiente para impressionar alguns amigos com o seu conhecimento sobre identidades visuais.

E aí, gostou de entender um pouco melhor o que é uma identidade visual? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *