identidade visual para padaria

Criar uma identidade visual para padaria pode ser um desafio, mas não com a ajuda certa. Um profissional de design deve ser capaz de criar e implementar a marca da sua padaria do jeito que você sempre sonhou. Entretanto, conhecer o conceito de identidade visual e entender o que diferencia a criação dos materiais gráficos de uma padaria pode ajudar. Por isso, descubra o que levar em consideração nessa hora!

O que é identidade visual?

Uma identidade visual é o conjunto de elementos que define uma marca. Composta de uma logo, cores, tipografia e de elementos como ilustrações, peças de comunicação e promocionais, uma identidade visual representa aos olhos o seu negócio e o que ele simboliza para o cliente.

É importante preocupar-se com ela porque, na maioria das vezes, uma identidade visual é o primeiro ponto de contato do cliente com a sua empresa. Se a identidade não agrada, em um mercado tão competitivo quanto o que nos rodeia, é muito fácil encontrar outro fornecedor que vai de encontro às suas expectativas. Por isso, identidades são um investimento essencial

O que diferencia a identidade visual para padaria?

A identidade visual para padaria, como todas as demais identidades ligadas ao varejo, se diferencia porque está em contato direto com o público o tempo todo. Quando um negócio é B2B em vez de B2C, ele tem particularidades que fazem da sua comunicação menos dinâmica.

Mas, quando se fala direto com o público o tempo todo, a comunicação corporativa precisa ser muito mais flexível. Se uma padaria não muda com frequência e não exibe essas mudanças em seus canais de comunicação (site, Facebook, Instagram) ela não consegue se manter à frente da competição. Por isso, trabalhar lado a lado com um designer e uma equipe criativa é fundamental.

Exemplos de logo de padaria

Entre os exemplos de logos de padarias gosto de citar um trabalho meu, feito para uma padaria local. A Confeitaria e Padaria da Vovó Sueli é especializada em bolos de todos os tipos e vende também pães, salgados e lanches.

identidade visual para padaria

Na criação da logo da padaria priorizamos o uso de imagens e uma tipografia que remetesse ao cuidado que só uma avó consegue colocar nos alimentos que produz para os seus netinhos. O resultado foi uma placa quase rococó, mas com um ar de modernidade, expresso por suas cores.

Fonte para logo de padaria

A escolha de fonte para logo de padaria deve ser feita com muito cuidado, afinal, esse será o primeiro contato do consumidor com o nome do seu estabelecimento. E, como as primeiras impressões tem um efeito duradouro sobre nós, a família tipográfica adotada deve causar impacto ao mesmo tempo que proporciona fluidez e leiturabilidade.

Cores para logo de padaria

Cores para logo de padaria podem ser as mais diversas e, as características do seu projeto vão ditar o que escolher. Elas podem ser mais femininas ou masculinas, chamativas e modernas ou pastéis e até mesmo uma combinação de tudo isso, desde que tenham a ver com o conceito projetado para o negócio.

Imagens para identidade visual de padaria

As imagens para identidade visual de padaria são um dos aspectos mais importantes a se pensar na hora de fazer os layouts. Afinal, se come primeiramente com os olhos. Pães, doces, bolos e confeitos devem parecer saborosos e chamativos para que mereçam fazer parte da comunicação da sua padaria. O uso de fotografias personalizadas, especialmente para pequenos negócios, em fase de lançamento, nem sempre é viável, mas tentamos priorizá-lo sempre que possível. O cliente tem uma preferência natural por ver aquilo que vai adquirir de fato e quando podemos dar isso a ele essa é sempre a melhor escolha. Quando não, imagens de bancos de imagens padrão podem ser utilizadas, mas com muita cautela.

Pense em pães e doces que toda padaria têm e escolha essas imagens para ilustrar as suas peças gráficas. Você não quer correr o risco de incluir conteúdo que não pode entregar ao consumidor diariamente, sob o risco de fazer propaganda enganosa. É preciso zelar pela imagem do seu negócio durante a escolha de fotos.

Onde fazer o logo da minha padaria?

Fazer seu próprio logo de padaria pode parecer tentador, mas não é uma boa ideia. Por mais que você conheça bem seu negócio, há nuances e particularidades do design que são melhor resolvidas por um profissional. Procure alguém com experiência no assunto, que saiba ouvir e entender às suas demandas e esteja pronto para ajudá-lo a alavancar seu negócio.

Se eu puder ajudar, será um prazer. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!