criar uma embalagem de produto

Como criar uma embalagem de produto? Responder bem essa pergunta é muito importante, afinal, os supermercados tem milhares de invólucros contendo todo tipo de itens e o seu precisa se destacar em meio a eles. Essa tarefa não é nada fácil.

Há por aí grandes especialistas em criar embalagens de sucesso, mas os pequenos empreendedores nem sempre podem contar com a sua ajuda. Todavia, isso não é motivo para não desenvolver soluções criativas e inovadoras para proteger e divulgar seus produtos. Com as 4 dicas que você encontrará nessa postagem, criar uma embalagem de produto bem-sucedida não será tão complicado assim.

1. Seja autêntico

A primeira coisa que podemos recomendar na hora de criar uma embalagem de produto é autenticidade. Quanto mais original e memorável forem as artes que você desenvolver, maiores as chances do consumidor se sentir atraído por elas. Você não deve ter dificuldade de entender porquê, afinal, já experimentou o mesmo fenômeno.

Com tantos produtos semelhantes por aí, ver um com uma embalagem completamente original nos dá vontade de experimentá-lo. E, na maioria das vezes, o fazemos. A única maneira de diferenciar a sua marca é procurando alternativas que nenhum de seus concorrentes vislumbrou.

2. Priorize clareza e simplicidade

O primeiro papel de uma embalagem é informar. Que produto ela contém? Qual marca está por trás daquilo?

Se não dá para responder essas duas perguntas de cara, é porque o seu layout não tem nem clareza nem simplicidade. E os consumidores buscam isso nas gôndolas do mercado. Essas perguntas devem ser respondidas em poucos segundos, antes mesmo que o seu produto tenha a oportunidade de citar benefícios ou divulgar uma promoção.

Deixar de identificar corretamente o seu produto, de cara, é uma prática ruim que afasta o consumidor da sua marca.

3. Garanta que sua embalagem seja prática

Outro papel importante da embalagem é conter o produto com segurança e ajudar em seu manuseio. Pense, por exemplo, num pote de mostarda. Ele deve garantir que ela não vaza no caminho até o supermercado e do supermercado para a sua casa e também que, quando você for aplicá-la a um sanduíche, não fará uma bagunça.

Praticidade diz respeito ao tamanho, formato e funcionalidade de uma embalagem e é tão importante quanto qualquer aspecto estético tratado aqui. Se a sua embalagem é difícil de abrir, impossível de carregar ou não protege bem o suficiente seu produto ela não funciona.

4. Impacto visual

Uma embalagem é também um meio de comunicação e um dos principais recursos que a sua empresa tem para se comunicar com o consumidor. Portanto, deve causar impacto no cliente desde o primeiro momento em que ele entra em contato com ela. Para que isso aconteça, é preciso considerar onde a sua marca vende seus produtos, como eles costumam ser organizados e como um conjunto de peças suas, embaladas, funcionaria junto.

Criar uma embalagem de produto é um desafio, que fica muito mais fácil quando você tem ajuda profissional. Talvez a sua empresa não possa contar com um grande escritório de design ou sequer precise de um projeto muito complicado. Mas ela definitivamente precisa ter tanto cuidado com as suas embalagens quanto a concorrência. Por isso, não perca tempo. Solicite já um orçamento!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *