criar paleta de cores no Adobe Illustrator

Criar paleta de cores no Adobe Illustrator não é a tarefa mais complicada do mundo. Entretanto, muitos iniciantes têm dificuldade de se guiar pela ferramenta e encontrar os recursos que permitem tal ação. No post de hoje, mostrarei para você como é simples criar paleta de cores no Adobe Illustrator e quais as vantagens de trabalhar com elas.

O que é uma paleta de cores?

Já abordamos esse assunto aqui no blog, mas quando estamos falando especificamente do Adobe Illustrator a resposta para a pergunta “o que é uma paleta de cores?” muda um pouco. É que na ferramenta de desenhos vetoriais, uma paleta de cores é uma biblioteca de tons que você pode utilizar em seus projetos.

Como todos os demais recursos dali, essa biblioteca pode ser automatizada, para facilitar o seu trabalho, exportada sem sofrer variações e compartilhada entre múltiplos dispositivos sem prejuízo. Por isso ela é tão útil.

Como criar paleta de cores no Adobe Illustrator?

Para criar paleta de cores no Adobe Illustrator basta seguir o passo-a-passo abaixo:

1. Abra o painel Swatches

O primeiro passo para criar uma paleta de cores é abrir o painel específico para isso, no caso, Swatches. Clique em Window Swatches e vá para o segundo passo.

2. Selecione uma cor

Usando a ferramenta Color Picker, selecione uma cor da sua escolha, ou clique em um objeto que contém a cor que você deseja selecionar. Clique e arraste a cor do painel Tools ou do painel Color para o painel Swatches.

3. Crie uma nova paleta de cores

No painel Swatches, clique em New Swatch ou selecione New Swatch. Na caixa de diálogo, selecione global se você quiser que essa paleta seja de cores globais. Selecione as demais características da sua paleta de cores e clique em ok.

Adicionalmente, você pode querer fazer uma das duas coisas abaixo:

4. Adicionar todas as cores do documento

Se você gostou de todas as cores que escolheu para o seu documento e quer criar uma paleta de cores para facilitar aplicações futuras, como em uma identidade visual, faça o seguinte: não selecione nada e clique em Add Used Colors no painel Swatches.

5. Importar paletas de cores de outros documentos

Para importar paletas de cores de outros documentos, tudo o que você precisa fazer é selecionar Open Swatch Library e clicar em Other Library. A partir daí, basta escolher o arquivo que você deseja importar e clicar em abrir. A paleta escolhida aparecerá no seu Swatch Library Panel, não no seu painel de Swatches.

Por que criar uma paleta de cores?

Criar paletas de cores no Adobe Illustrator vai poupar muito tempo enquanto você estiver fazendo layouts. Essa ferramenta garantirá que as cores dos seus projetos serão sempre as mesmas e poderão ser selecionadas rapidamente. Além disso, o uso de paletas de cores no Illustrator tende a organizar o seu trabalho e deixá-lo com um nível mais profissional.

E aí, gostou dessa lição? Agora que você já sabe como criar paleta de cores no Adobe Illustrator que tal colocar esse conhecimento em prática? Experimente fazê-lo agora mesmo. Mas não se esqueça antes de assinar a newsletter aqui do blog!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *