Aprenda a escolher um designer de logos

Muitas pessoas vem parar aqui no blog procurando um designer de logos. Não é por menos, afinal, esse é um dos principais trabalhos que um profissional gráfico terá ao longo de sua carreira.
Mas como escolher um designer de logos para o seu negócio? Que características observar, precauções tomar e que tipo de informação deve ser repassada a este profissional? Abaixo, as respostas para essas perguntas ficam mais claras.
Esteja você começando um novo negócio ou repaginando a identidade visual de sua organização, é preciso se atentar a estes detalhes.

Decida seu orçamento

Antes de começar a pesquisar o designer de logos ideal para o seu negócio é preciso definir um orçamento. É preciso saber quanto sua empresa pretende gastar num logotipo antes de encontrar o profissional ideal. Como em qualquer outro investimento, a equação é simples: quanto mais dinheiro investimento, melhor o resultado esperado.
Pequenas e médias empresas podem se beneficiar de plataformas criativas online, mas não conseguirão o trabalho personalizado que um design em dedicação exclusiva que um freelancer pode trazer.

Pesquise, se informe e escolha o melhor designer de logos

Todo bom designer tem um portfólio, ou seja, uma coleção de trabalhos anteriores que comprovam sua experiência na área em questão. Um designer de logos deve apresentar alguns trabalhos anteriores e ser capaz de impressioná-lo com eles.
É muito importante escolher um profissional com uma linguagem parecida com a sua ou que seja versátil o bastante para traduzir visualmente os conceitos mais importantes para você.
Algumas logos exigem, por exemplo, a habilidade de ilustrar um conceito com clareza, então um designer que não sabe desenhar seria uma péssima ideia. Outras precisam de um bom trabalho tipográfico, portanto você deve buscar um profissional familiarizado com o lettering.
Pesquise bastante e navegue os portfólios de suas principais escolhas, antes de começar uma conversa.

Esteja pronto para falar sobre o seu negócio

Parece óbvio, mas se eu lhe contar você não acredita na quantidade de pessoas que procura uma logo sem definir coisas básicas a respeito de seu negócio. Público-alvo, diferenciais e a missão de sua empresa serão fundamentais para que um designer possa fazer boas escolhas.
Esteja preparado para se abrir e falar um pouco mais do que torna sua organização especial. Se for solicitar o re-estudo de uma logo que já existe, esteja pronto para determinar porque a identidade visual utilizada agora não funciona mais e tenha em mente que é a sua visão que orientará o trabalho de um designer de logos.

Defina as cláusulas do contrato

Um contrato é fundamental para garantir que sua transação com o designer de logos dará certo do começo ao fim. É ali que você poderá definir quantas propostas serão apresentadas, seu cronograma e como solicitar alterações. Não comece a trabalhar sem ele!
Espero que com essas informações fique mais fácil encontrar o designer de logos ideal. Está pronto para dar o próximo passo? Solicite agora mesmo um orçamento!