4 plugins do Firefox para acabar com a autossabotagem

Provavelmente acontece com você também. As tarefas se acumulam e as ideias até estão ali, mas não conseguem superar a atração irresistível representada pelas redes sociais e grandes polêmicas da última semana. A autossabotagem não é novidade para ninguém e acabar de vez com ela não é nada fácil.
As configurações de fábrica, ou defaults fazem uma grande diferença em nossas vidas. Por isso, designers ao redor do mundo têm focado na modificação destes defaults, para obter o máximo de produtividade. Dê um passo além com plugins do Firefox que te impedem de se sacanear e ganhe mais tempo para… perder depois.

1. LeechBlock

O LeechBlock é um dos meus plugins do Firefox favoritos há algum tempo. Além de prevenir que você perca tempo com blogs, sites de notícia e redes sociais que não acrescentam muita coisa na sua rotina, é possível criar grupos de proibições específicos para dias da semana e horários em que você precisa ser mais produtivo.


O plugin aceita seis configurações diferentes, como Trabalho, Faculdade ou Por Favor Pare de Stalkear Essas Pessoas. Personalize com uma lista simples de sites que não deveriam ser visitados e selecione o intervalo ideal.
Use +url do site para criar exceções. Se você passa muito tempo pesquisando o Youtube, mas gostaria de poder ver alguns vídeos específicos, use +youtube.com/watch, por exemplo. É possível definir uma senha e impedir a atualização das listas de bloqueio enquanto eles estão ativos.

2. ReminderFox

É muito fácil perder prazos e esquecer tarefas quando você está concentrado. Para isso, o ReminderFox existe. Crie listas simples, alertas e alarmes direto no browser e evite o risco de pegar o celular para fazer o mesmo e acabar passando duas ou três horas debatendo com um desconhecido se é realmente relevante descobrir vida em Marte.

3. Zotero

Todos sonhamos com o dia em que seremos ricos e teremos duas assistentes, como Miranda Priestly. Enquanto isso, você pode usar o Zotero. Ele já foi um plugin do Firefox, mas acabou de transformando num aplicativo completo, para Windows, Linux e Mac. Pesquise, colete e administre fontes sem se esquecer de citar o dono do conteúdo. Com Zotero, toda essa informação pode ser acessada na hora da revisão.

4. OneTab

Quando surgiu a possibilidade de navegar com abas éramos jovens e cheios de sonhos. Hoje elas viraram um grande problema e, muitas vezes, brinco que preferia trabalhar com um monitor para cada conteúdo. Se você corre o risco de se sabotar, misturando notícias, artigos acadêmicos e tutoriais este é o plugin do Firefox certo para acabar com isso. Crie conjuntos de abas e se organize!
Existem milhares de complementos e plugins do Firefox que podem te ajudar a acabar com a autossabotagem. Esses são apenas alguns de meus favoritos, que considero essenciais. Acrescentaria algum outro a essa lista? Os comentários estão abertos para sugestões.