alternativas ao photoshop

O Photoshop já tem 25 anos de estrada e é um dos softwares de edição de imagens mais tradicionais do mundo. Dominante entre profissionais e amadores, parece até uma heresia sugerir alternativas ao Photoshop e ser levada a sério. Entretanto, muita gente não pode arcar com o alto custo dessa aplicação e precisa desenvolver materiais gráficos com alguma frequência. Para essas pessoas, as soluções listadas abaixo (completamente gratuitas) podem ser de grande ajuda!

1. GIMP

O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program é a alternativa mais tradicional ao Photoshop. Com uma comunidade ampla de usuários e compatibilidade com todos os sistemas operacionais, o GIMP se destaca entre todos os editores de imagem gratuitos porque oferece o máximo das funções do Photoshop pelo melhor custo/benefício.

Poderoso e adaptável, o GIMP tem camadas, máscaras, filtros avançados, ajustes de cores e transformações completamente customizáveis e se comporta de maneira muito similar ao software da Adobe. Mas o melhor fica por conta das extensões feitas pela comunidade. Os plugins criados pelos usuários replicam funções do Photoshop, como o Liquify e aperfeiçoam o seu trabalho.

Se a usabilidade já foi um problema para os softwares livres no passado, hoje não mais. O GIMP, por exemplo, conta com um manual de usuário excelente que inclui tutoriais detalhados de uso e tem uma interface muito semelhante a de outros programas de edição de imagens, com menus e paletas intuitivos que podem ser reorganizados para sua maior comodidade.

2. Pixlr

Que tal um editor de imagens que você não precisa instalar em seu computador? Conheça o Pixlr, uma aplicação web-based cheia de recursos parecidos com os do Photoshop. Com layout, atalhos e funcionalidades próximas as da ferramenta da Adobe, o Pixlr permite criar imagens em camadas, remover olhos vermelhos e clarear dentes rapidamente.

3. Krita

Krita é uma das alternativas ao Photoshop mais vibrantes que você vai encontrar por aí, baseada em plataformas open source como Linux e Unix. A ferramenta de pintura digital e edição de imagens foi especialmente desenvolvida para artistas e oferece vários recursos de desenho para profissionais. Um dos seus grandes diferenciais é lidar com arquivos PSD.

Esses são os meus três favoritos para substituir o Photoshop. É claro que por aí você encontrará uma série de outros recursos e listas que contém dez ou quinze vezes mais softwares do que os enumerados aqui. Entretanto, raros são os casos em que elas consideram casos de uso reais. Por aqui, faço uso do GIMP diariamente, utilizo o Pixlr para criar imagens para redes sociais sempre que estou longe do meu computador e adoro desenhar com auxílio do Krita. Portanto, tratam-se de soluções testadas e aprovadas. Espero que você goste tanto dessas alternativas ao Photoshop quanto eu.